Mãos secas?

As mãos são uma das zonas do corpo com menos glândulas sebáceas, sendo que as palmas das mãos não têm nenhuma. Constantemente expostas a factores de agressão: exposição solar, frio, esforço, substâncias químicas existentes nos detergentes, cortes, ar condicionado, diferenças de temperatura, merecem cuidados especiais, tal como temos com o resto do corpo.

O IPL (Intense Pulsed Light)

Para tratar umas mãos com pele envelhecida, ásperas, derme castigada pelo sol e pequenas manchas escuras (que se formam em escama), o tratamento IPL é o mais adequado. Este tratamento é normalmente constituído por cinco sessões, breves e periódicas, distanciadas entre si por um mínimo de 15 dias.

Cada sessão de IPL dura aproximadamente trinta minutos e de imediato começa a regenerar-se. Graças a este sistema consegue-se, sem efeitos secundários e sem dor, produzir a estimulação do colágeno e do tecido conectivo que se traduz numa pele mais suave, uniforme, luminosa. A única precaução que deve ter é utilizar creme de alta protecção solar depois de cada tratamento, aliás deve ser um hábito que deve adaptar para sempre. Os resultados são espectaculares logo após a primeira sessão.

Erbio Yag

Este método realiza-se com anestesia local e actua libertando, sobre a zona a tratar, pulsões de energia em intervalos muito curtos de tempo provocando a evaporação da camada mais superficial da epiderme, suprimindo manchas e pregas finas. Em poucos dias a cútis regenera-se surgindo outra completamente nova, originando umas mãos com a pele totalmente renovada, suave e lustrosa. Recupera-se a textura fina das peles jovens. Esta técnica também é muito eficaz para atenuar outras marcas e cicatrizes.

Os dez mandamentos para umas mãos de ouro

1. Hidrate as mãos com frequência. Tenha sempre à mão creme: na casa de banho junto ao sabonete líquido, no porta luvas do carro, na mala, no escritório, no saco do ginásio. Não se esqueça de aplicá-lo também depois de as lavar. Os hidratantes mais indicados são os à base de hidrolizado de colágeno ou elastina, alfa-hidroxiácidos, com vitamina A e E, com textura oleosa para se manterem na pele.

2. Use sempre luvas nas tarefas domésticas. As substâncias químicas que existem nos sabonetes e detergentes agridem a pele.

3.
Use sempre protecção solar nas mãos como faz com o rosto. Um índice de protecção 15 é o suficiente.

4. Para a pele recuperar o esplendor opte por uma alimentação rica em vitamina B2, iodo, enxofre e manganês: Leite, fígado, rins, ovos, algas, marisco, feijão, nozes, cereais, vegetais verdes.

5. De uma vez por todas deixe de roer as unhas. Roer as unhas pode deixar irregularidades irreversíveis na zona das unhas e extremidades dos dedos.

6. Cuidado com o fumo do tabaco, que deixa as mãos amareladas ou até mesmo escurecidas. Passe todas as semanas umas gotinhas de limão para branquear a pele castigada.

7. Não retire as cutículas das unhas. As cutículas protegem a pele da entrada de bactérias e fungos. Utilize os cremes e óleos para amolecê-las.

8. Não deixe que o verniz envelheça nas unhas. O verniz que permanece mais de uma semana enfraquece a unha, provoca descamação e pode mesmo queimá-las (aspecto amarelo). Se possível faça a manicura todas as semanas e dê-lhes um descanso de uma semana por mês.

9. Evite lavar as mãos em excesso. Se não conseguir evitar alimente-as com uma camada reforçada de creme hidratante.

10. Tal como o resto do corpo, as mãos agradecem as massagens e as máscaras. Faça massagens na ponta dos dedos com óleo de amêndoas doces ou até mesmo com azeite virgem. Sempre que aplicar o creme, aproveite esse gesto para massajá-las um pouco. Uma vez por semana, antes de ir dormir, aplique uma boa camada de um creme hidratante e coloque umas luvas de lã por cima… com o calor todo o creme será absorvido, potenciando os resultados regeneradores.

in Sapo Saúde

~ por Fran em Julho 19, 2008.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: