Trombose

A trombose surge em consequência da diminuição progressiva do fluxo de sangue numa determinada região encefálica até à interrupção completa deste fluxo devido à obstrução de um vaso por um trombo. Está também associada a diminuições bruscas e prolongadas de tensão arterial num sistema vascular muito alterado.

Trombose vem de STROKE. Agora, relembra as três primeiras letras (STR).

Exemplo do quotidiano:

Durante um piquenique, uma rapariga tropeçou e teve uma pequena queda. Ela assegurou a toda a gente que estava bem (eles ofereceram-se para chamar o INEM… Ela disse que apenas tinha tropeçado por causa dos sapatos novos.

Os amigos limparam-na e arranjaram-lhe um novo prato de comida. Enquanto ela parecia um pouco abalada, Ingrid continuou a divertir-se o resto da tarde.

O marido da Ingrid telefonou mais tarde para a toda a gente a dizer que a sua mulher estava no hospital – (às  6:00 da manhã a Ingrid faleceu). Ela sofreu um stroke durante o piquenique. Se eles tivessem sabido identificar os sinais do stroke, talvez a Ingrid ainda estivesse viva. Algumas pessoas não morrem, ficam incapacitadas e com graves sequelas.

Os neurologistas dizem que se a vítima de stroke chegar ao hospital em 3 horas, ainda é possível  reverter totalmente os efeitos do stroke… totalmente. O truque está em reconhecer os sinais de stroke, diagnosticar, e obter assistência medica no prazo de 3 horas.

Ainda te lembras das primeiras três letras? STR. Lê e aprende!

Às vezes os sintomas do stroke são difíceis de identificar. Infelizmente, a falta de atenção significa o desastre. A vítima de stroke pode sofrer danos mentais muito graves quando as pessoas mais próximas falham em reconhecer os sintomas de um stroke .

Os médicos dizem que a pessoa pode reconhecer um stroke ao fazer três perguntas simples:

S » Pede à vítima para sorrir (Smile)
T » Pede-lhe para dizer (Talk) uma frase simples e coerente (ex.: Está um lindo dia!)
R » Pede para que levante (Raise) os dois braços.

Se ele(a) tiver problemas em fazer algum destes três exercícios chama o 112 imediatamente e descreve os sintomas a quem atender.

Outro sinal de stroke é a língua da vítima. Se a língua estiver torta ou for para um lado ou para outro, isso é indicação de stroke.

~ por Fran em Janeiro 13, 2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: