Prato Anti-Cancro

Chá Verde

Beba seis chávenas por dia.

Açafrão-da-Índia

Misture 1/4 de colher de chá de pó de açafrão-da-Índia com meia colher de chá de azeite e uma pitada de pimenta preta. Adicione a vegetais, sopas e molhos para salada.

Gengibre

Beba um infusão de gengibre ou adicione-o, ralado, enquanto cozinha, a vegetais.

Couve-de-Bruxelas, Couve Chinesa, Couve-Flor, Bróculos

Coza-os a vapor ou salteie-os em azeite numa frigideira.

Alho, Cebola, Alho Francês, Chalota e Cebolinho

Misture-os com vegetais cozidos a vapor ou salteados e temperados com açafrão-da-Índia.

Cenouras, Inhame, Batata-Doce, Tomate, Diospiros, Beterraba e todos os frutos de cores vivas: laranja, vermelho, amarelo, verde

O tomate deve ser cozinhado para libertar licopeno (que tem a capacidade de inibir o crescimento de células de vários tipos de cancro) e o azeite melhora a sua assimilação. Pode optar por molho de tomate enlatado com aceite e sem adição de açúcar.

Soja

Ao pequeno-almoço, substitua os lacticínios habituais por leite ou iogurtes de soja. Também pode utilizar tofu, tempeh e miso – tofu absorve o sabor dos outros ingredientes e dos molhos.

Nota: os suplementos de isoflavonas de soja, sob a forma de comprimidos, têm sido associados a um agravamento de certos tipos de cancro da mama, o que não acontece com a soja quando consumida como alimento.

Cogumelos

Pode utilizar cogumelos shiitake, maitake, enoki, crimini, portobello, cogumelo ostra, cogumelos do cardo e trametes versicolor, em sopas, caldos de vegetais ou de galinha, grelhados no forno ou salteados com outros vegetais.

Algas

Entre as principais algas comestíveis encontramos a nori, kombu, wakame, arame e dulse. Podem ser utilizadas em sopas ou saladas ou adicionadas a leguminosas, como feijão e lentilhas.

Ervas

Prefira a salsa, o aipo, o alecrim, o tomilho, os orégãos, o manjericão e a hortelã.

Morangos, Framboesas, Mirtilos, Amoras Negras e Arandos

Ao pequeno-almoço, misture frutos de baga com leite de soja e cereias variados. Pode utilizar frutos de baga congelados, visto que o processo de congelação não destrói as moléculas anticancerígenas.

Laranjas, Limões e Toranjas

As raspas da casca dos citrinos podem servir para aromatizar o chá ou fazer tisanas.

Sumo de Romã

Beba um copo de sumo de romã, por dia, ao pequeno-almoço.

Vinho Tinto

Não se recomenda que se exceda um copo de vinho tinto por dia.

Chocolate Preto

Em vez de uma sobremesa, opte por quadradinhos de chocolate preto (mais de 70% de cacau).

Outros

Alimentos ricos em ómega 3, selénio e vitamina D: probióticos (iogurtes biológicos, de soja e kefir).

in Saber Viver

~ por Fran em Janeiro 16, 2009.

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