Lesões articulares, musculares e ósseas

O esqueleto é constituído por cerca de 206 ossos, divididos por 3 grandes regiões anatómicas:

  1. Cabeça (crânio e face)
  2. Tronco (caixa torácica, bacia e coluna)
  3. Membros (superiores e inferiores)

Os ossos podem ser classificados em longos (ex.: fémur), curtos (ex.: ossos da mão) e chatos (ex.: ossos do crânio). Todos eles apresentam superfícies que se adaptam umas às outras de diferentes maneiras, dando origem às chamadas articulações. Estas podem ser móveis (ex.: articulação do joelho), semimóveis (ex.: articulações das vértebras) e imóveis (ex.: articulações dos ossos do crânio).

Nas articulações denominadas móveis existe um reforço efectuado por ligamentos e estruturas cartilagíneas, sendo algumas envolvidas por uma cápsula articular. Internamente existe uma membrana que no seu interior contém um líquido lubrificante – líquido sinovial.

Adjacentes aos ossos e inseridos neles, existem músculos, estruturas anatómicas que formam a parte activa do sistema locomotor. Os pontos de inserção dos músculos nos ossos são feitos por feixes de tecido forte e fibroso chamados tendões.

» As principais funções do esqueleto são:

  • Suporte e apoio aos outros órgãos
  • Protecção de agressões externas aos órgãos vitais
  • Locomoção através de uma estrutura rígida que flexibiliza a nível das articulações e por movimentos de contracção-distensão de conjuntos de músculos

Todas estas estruturas anatómicas podem sofrer lesões:

LESÕES ARTICULARES [ler mais]
Entorse
Luxação

LESÕES MUSCULARES [ler mais]
Distensão
Cãibra

LESÕES ÓSSEAS [ler mais]
Fracturas

~ por Fran em Novembro 5, 2008.

10 Respostas to “Lesões articulares, musculares e ósseas”

  1. resposta :B

  2. Não percebi…

  3. estou estudando para um concurso e gostaria de agradecer, pois as imformações estar sendo muito ùtil para meu apredizado.

    • se vc viu alguma informaçao util aq minha qrida,vc e magik ou nao estuda pois so tem o basico do basico,qmuitos leigos sabem o q e

  4. Ainda bem, gosto em sabê-lo! Boa sorte para o concurso :)

  5. isso e mesmo super iper legal

  6. to estudando para o pcs ..naum entendi nada..

  7. eu acho que se uma pessoa utilizar muito só um músculo isso pode causar uma lesão como aconteceu com a Paulo Pequeno, então essa é a minha opnião…e eu acho que isso é mais comum no esporte mesmo.Sou sétima série tô estudando esse assuto e tô achando muito legal *
    Beijo para minhas colegas inteligentes como eu:Arícia Oliveira & Vick Araújoooo amo voocs ***

  8. deixa a resposta bem elaborada mais esta bom……

  9. meu nome é celma gostei muito das respostas ás minha perguntas , pois vou precisar para fazer um concurso público,guarda municipal. o assunto é ótimo

Deixe um comentário